Como amamentar irmãos gêmeos

NUTRIÇÃO

Como amamentar irmãos gêmeos

27 de novembro de 2017, por Equipe Danone Baby

A mãe produz leite suficiente para seus filhos, portanto não deve deixar de amamentar quando são gêmeos. Para isso, deve receber orientações de um profissional de saúde e muito apoio em casa.


Assim que ganha o bebê, a mãe precisa aprender a amamentá-lo corretamente. Quando são gêmeos, a tarefa fica ainda mais desafiadora. Afinal, dar o peito para apenas um já é cansativo. Quão desgastante será alimentar duas, três ou múltiplas crianças?

Amamentar gêmeos não é nenhum bicho de sete cabeças, desde que a mulher receba a orientação correta, tenha ajuda e planejamento. O primeiro passo é criar uma rotina para os bebês – o que deve ser feito mesmo quando há apenas uma criança. Algumas mães amamentam os dois ao mesmo tempo, enquanto outras preferem amamentar um, depois o outro.

Se um dos bebês é menor e precisa se alimentar com mais frequência, não será possível amamentá-lo junto do irmão no início. Mas se a mãe quiser, pode criar uma rotina aos poucos à medida que os filhos crescem.

Como amamentar gêmeos_2

Como amamentar gêmeos

Em primeiro lugar, a mãe não deve deixar de amamentar quando tem gêmeos. O leite materno, segundo a Organização Mundial de Saúde, é o melhor alimento para o bebê, pois fortalece a imunidade e permite que cresça e se desenvolva forte e saudável. Além disso, ajuda na criação de vínculos.

No início, ela deve receber ajuda dos familiares e profissionais de saúde para aprender a posicionar os bebês corretamente no seio. Além disso, ela deve contar com ajuda em todas as tarefas possíveis, como dar banho e organizar a casa.

Para que a mãe tenha mais tempo livre para descansar ou fazer outras atividades, o ideal é amamentar os bebês ao mesmo tempo. Essa prática também favorece que as crianças durmam juntas. No início será um pouco difícil, mas com as orientações dos profissionais de saúde fica mais fácil amamentar de forma simultânea e criar uma rotina.

É importante alternar os seios para cada criança, permitindo que ambos mamem nos dois seios a cada mamada. No caso de múltiplos bebês, será preciso realizar um rodízio em que cada um tenha a oportunidade de sugar e aproveitar o leite materno em diferentes momentos.

A mãe produz leite suficiente para gêmeos?

Sim. Inclusive, mães de gêmeos produzem até mais leite do que o normal, pois a produção é proporcional à demanda. Quanto mais o bebê suga, mais leite se produz. Portanto, a mulher que tem mais de um filho produzirá conforme a necessidade das crianças.

Introduzir alimentos sólidos na dieta dos gêmeos

Por volta dos seis meses de idade, a Organização Mundial de Saúde recomenda que os bebês comecem a consumir os primeiros alimentos sólidos. Em certos casos, uma das crianças pode estar pronta para consumir as primeiras comidinhas antes do irmão.

O ideal é alimentar os bebês ao mesmo tempo para que a mãe tenha mais tempo livre para realizar outras tarefas. Quando necessário, eles podem dividir os mesmos pratos, copos ou talheres – desde que nenhum deles esteja doente. Eles provavelmente irão tentar pegar a comida ou os utensílios do irmão, então não há necessidade de deixar tudo separado.



Referências bibliográficas

Sociedade Brasileira de Pediatria (“Filhos: da gravidez aos 2 anos de idade”)