NUTRIÇÃO

Amamentação: o que levar para a maternidade

28 de janeiro de 2019 , por Equipe Danone Baby

Objetivo principal é deixar o momento mais fácil e prático para mamães e bebês


A mala do bebê não é única preocupação na hora de ir para a maternidade. Também é muito importante pensar nos itens necessários para o momento da amamentação. Como o processo deve começar logo após o nascimento, é preciso estar preparada.

Veja, abaixo, quais itens não podem faltar:

Sutiã para amamentação

O sutiã de amamentação é um dos itens indispensáveis. Eles são feitos especialmente para que fique mais fácil retirar o seio sem que seja preciso tirar toda a peça. A abertura em cada peito deixa o processo mais prático, especialmente no começo, quando tudo ainda é muito novo. Além disso, muitos deles são feitos de tecidos leves e mais confortáveis, para não irritar a pele que já está sensível.

Para escolher a melhor peça, leve em consideração:

  • O sutiã deve oferecer suporte, mas sem pressionar nenhum ponto do corpo. Deve, portanto, ser macio e confortável;
  • A peça deve possibilitar o fácil acesso ao seio. Idealmente, com a prática, você deve ser capaz de desabotoá-lo com apenas uma mão;
  • Tecidos respiráveis são a melhor escolha;
  • O sutiã deve ter espaço para expansão, para os momentos que em as mamas estão cheias de leite;
  • O sutiã deve estar bem ajustado para que não suba nas costas e nem deixe marcas das alças nos ombros;
  • O sutiã deve abranger toda a mama, sem que o tecido mamário fique comprimido abaixo da borda;
  • Os sutiãs com abertura frontal são práticos e convenientes, principalmente na hora de amamentar em público.

Roupas confortáveis e práticas para amamentar

Outro item, que tem quase a mesma função do sutiã, é a peça de roupa que abre facilmente na parte da frente. Pode ser camisa, pijama, camisola… o que você achar melhor e mais confortável! O importante é saber que por muito tempo você vai precisar ter fácil acesso ao seio e, por isso, nada de roupas fechadas na frente. Aposte em camisas com botões ou com decotes em modelo V e de tecidos bem flexíveis.

Almofada de amamentação

Ela facilita muito o processo, principalmente no início. Colocada em volta do corpo, a almofada de amamentação vai deixar o bebê mais perto do peito. Além de ser muito mais confortável e evitar problemas como dores na coluna, quando o bebê é posicionado sobre a almofada, há menos risco de ele errar a forma de abocanhar a mama e machucar a mãe. Para as mulheres que fizeram cesárea, a almofada de amamentação também ajuda a reduzir a pressão sobre o abdômen.

Protetor ou absorvente para os seios

Os protetores para absorver o excesso de leite materno são acessórios úteis que podem ser descartáveis ou reutilizáveis. Desde que confortáveis e macios, são eficientes para impedir o vazamento de leite em público.

A Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) aconselha, no entanto, a ter cuidado para não deixar os mamilos sempre úmidos. Por isso, os protetores revestidos com plástico impermeável devem ser trocados frequentemente. Se o acessório tiver aderido à pele, é preciso molhá-lo antes de retirá-lo, para não ferir o seio.

A SBP também destaca que não se deve colocar papel higiênico nem lenços de papel para absorver o excesso de leite.

Para estar segura e confiante, converse com o seu obstetra nos dias anteriores ao parto.



Referências bibliográficas

Sociedade Brasileira de Pediatria (“Acessórios que auxiliam no aleitamento materno”), Fundação Oswaldo Cruz (“Promovendo o Aleitamento Materno”) 

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas

Loading...