DESENVOLVIMENTO

Roupas e sapatinhos para o bebê que engatinha 

10 de outubro de 2018 , por Equipe Danone Baby

Para que o bebê rasteje e engatinhe com toda a liberdade e segurança que ele merece, é preciso investir nas peças certas 


Quando o seu bebê começa a rastejar e, em seguida, a engatinhar pela casa, surgem novas preocupações com a segurança e conforto do pequeno. Para que se movimente com liberdade, deverá usar as roupas e sapatinhos adequados. Esses trajes devem permitir o desenvolvimento de todos os músculos e habilidades necessárias para a próxima etapa: a caminhada.

Vestir o bebê é divertido, mas escolher as roupinhas do pequeno que engatinha é um pouco mais complicado. Veja algumas dicas:

1 – Tecidos confortáveis

Tecidos confortáveis, como o algodão, permitem que o bebê se movimente com mais conforto. Isso não significa que é preciso vesti-lo apenas com pijamas molinhos. Pode escolher optar por leggings e blusinhas, por exemplo, mas desde que sejam confortáveis.

2 – Calças que estiquem

Quando se está engatinhando, calças apertadas e desconfortáveis podem incomodar. Certifique-se de vestir o bebê com calças com boa elasticidade. As leggings e peças de algodão são as melhores escolhas. A parte da cintura, por exemplo, deve ter boa elasticidade.

Outra boa ideia é escolher roupinhas que fiquem mais apertadas na altura do calcanhar, para evitar que as pernas das calças subam enquanto o pequeno engatinha.

3. Jeans confortáveis e soltos

Os jeans são boas opções para quando o bebê for engatinhar fora de casa, em superfícies não tão limpinhas ou lisas quanto o chão da sua residência. As calças mais grossas protegem os joelhos para que engatinhe no cimento, por exemplo. Mas é importante que sejam confortáveis e soltinhas.

Calças que vêm com uma espécie de reforço nos joelhos, como se fosse uma joelheira, também poder ser indicados para engatinhar em superfícies menos lisas.

4. Vestidos, não!

Esta peça deve ser evitada enquanto está se engatinhando, pois pode enroscar no joelho, atrapalhar a mobilidade e causar tombos. O ideal é mesmo uma calça ou bermudinha, mas saias curtas também são uma opção.

5. Macacões

Roupinhas que são uma peça só, como os macacões, são boas apostas para bebês que estão engatinhando. As fraldas ficam cobertas e protegidas, não há tops ou camisetas para subir e nem saias para emaranhar nos joelhos.

6. Sapatos que protejam de atritos e golpes

Como o bebê que engatinha irá explorar diferentes superfícies, o ideal é que o sapatinho seja confortável, mas reforçado nas pontas e calcanhares. Assim, evita machucados nos dedos ou bordas dos pés. As solas antiderrapantes são necessárias quando o bebê começar a se colocar de pé, mesmo que seja apoiado. O ideal é evitar calçados que possam prejudicar a livre locomoção do pequeno, como aqueles com tiras ou muitos detalhes.



Referências bibliográficas

Bibliografia: The Bump (“Clothes that are good for babies who are crawling”), Disney Baby (“How to dress your little crawler”)

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas

Loading...