DESENVOLVIMENTO

Como fortalecer a musculatura do bebê

22 de novembro de 2018 , por Equipe Danone Baby

A criança ativa, cuja musculatura é constantemente fortalecida, desenvolve melhor suas habilidades motoras e cognitivas


É preciso movimentar o esqueleto para fortalecer a musculatura do bebê e, por consequência, favorecer o desenvolvimento de novas habilidades.

Aos oito meses de idade, o bebê provavelmente já estará se sentando sem apoio. Conforme os músculos do tronco se fortalecem, ele começará a se inclinar para pegar os brinquedinhos e logo estará engatinhando por aí. Para que o pequeno atinja todos os marcos de desenvolvimento sem problemas, deve-se fortalecer a sua musculatura.

Por que fortalecer a musculatura do bebê

Exercitar o corpo é importante em qualquer fase da vida. Portanto, o caso dos bebês não é diferente. A criança ativa, cuja musculatura é constantemente fortalecida, desenvolve melhor suas habilidades motoras e cognitivas. Isso ocorre pois o desenvolvimento do cérebro está diretamente ligado à atividade muscular em crianças, especialmente nas idades iniciais. Assim, quando o desenvolvimento muscular não é incentivado, as conexões neurológicas não são construídas como deveriam.

Além disso, os bebês incentivados a fortalecer sua musculatura desde cedo são mais propensos a manter o hábito no futuro, tornando-se um adulto com melhor coordenação e equilíbrio.

Como fortalecer a musculatura do bebê

Colocar o bebê de barriga para baixo é uma das formas de fortalecer o músculo do pescoço. O pequeno irá se apoiar com segurança em uma superfície plana e levantar a cabeça.

Você pode colocá-lo de bruços no chão, em cima de um tapete fofinho e com diversas almofadas em volta. Deixá-lo no chão, inclusive, é fundamental a partir dos seis meses, para que possa se movimentar com liberdade. Ele irá bater as mãozinhas e os pezinhos para tentar se deslocar. Além de deitá-lo de bruços, é possível deitá-lo de costas e movimentar seus bracinhos e perninhas. Faça, por exemplo, o movimento da “bicicleta”, simulando a ação das pernas ao pedalar.

Oferecer brinquedos de montar para o bebê é outra forma de fortalecer a sua musculatura, assim como o seu desenvolvimento cognitivo e motor. Usar bloquinhos de encaixar, por exemplo, é boa ideia. O mesmo vale para incentivá-lo a engatinhar ou a se movimentar quando já estiver engatinhando. Monte, por exemplo, um “labirinto” com diversos obstáculos, como travesseiros, caixas e almofadas, para que passe por cima ou entre eles. Você pode participar do jogo ao se esconder atrás das peças e surpreendê-lo. Mas atenção: nunca o deixe sem supervisão.

No final das contas, o fundamental é incentivar o bebê a ser ativo. Movimentar o corpinho, brincar e dançar são atividades benéficas. Além disso, evite manter o pequeno em frente a telas durante muito tempo. Ou seja: menos celulares e mais brincadeiras.



Referências bibliográficas

American Academy of Pediatrics (“Movement: 8 to 12 Months”), Web Medical Team (“Even Babies Need Exercise”) 

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas

Loading...