DESENVOLVIMENTO

9 dicas certeiras para estimular o bebê a falar

19 de novembro de 2018 , por Equipe Danone Baby

Logo após o nascimento, ou até mesmo no útero, você já pode começar a estimular essa capacidade


Não importa em qual língua o seu bebê será criado: antes de falar, ele irá balbuciar, gritar e fazer uma série de sons engraçados. As primeiras palavrinhas devem surgir por volta dos 12 meses, mas serão poucas e bastante simples, como “mamãe” e “papai”. Mas é importante saber como estimular o bebê a falar.

Aprender a falar é um processo que começa no nascimento, quando o bebê experimenta como sua própria voz soa. Por volta dos dois anos, a maioria das crianças já tem um vocabulário relativamente amplo para formar algumas frases e se expressar com mais precisão.

Os dois primeiros anos de vida, portanto, são cruciais para o desenvolvimento da linguagem – mesmo quando o bebê ainda não fala. Logo após o nascimento, ou até mesmo no útero, você já pode estimular essa capacidade. Para isso, converse com o pequeno, cante musiquinhas e leia histórias.

Quando ele estiver perto de falar as primeiras palavrinhas, há alguns métodos a utilizar para auxiliá-lo a aprender a falar. Vamos saber mais?

Confira como estimular o bebê a falar:

1 – Observe e encoraje

Antes de aprender a falar bem, o bebê dá alguns sinais para expressar seus desejos. Ele pode estender os braços para cima para sinalizar que deseja estar no colo, entregar um brinquedo para convidar um adulto a brincar ou empurrar a comida para longe de si para mostrar que está satisfeito. Diante dessas atitudes, sorria, faça contato visual e responda para encorajá-lo a, aos pouquinhos, expressar-se pela fala.

Além disso, parabenize-o por suas tentativas de fala. Os bebês aprendem e são encorajados a falar quando os pais endossam seu comportamento.

2 – Ouça e converse com o bebê

Quando o bebê balbuciar, responda balbuciando ou usando palavras. O pequeno tem a tendência a copiar os sons que os pais estão fazendo, variando o tom e entonação para se adequar à linguagem falada a sua volta. Tire um tempinho para “conversar” com ele todos os dias.

3 – Use frases elaboradas

Para que a criança desenvolva a linguagem, use frases mais elaboradas quando estiver conversando com ele. Não precisa ser nada complicado. Por exemplo, quando ele apontar para um brinquedo, diga: “Você quer brincar com esse brinquedo? Brincar com ele é divertido, não é mesmo?”. Não diga, simplesmente “quer o brinquedo”?

4 – Narre o que vocês estão fazendo

Vá narrando o que está fazendo. Enquanto estiver colocando sua roupinha, diga que agora vai colocar a calça azul, depois a blusinha branca, depois as meias estampadas e assim por diante. O mesmo vale para diversos momentos do dia, como o banho ou as refeições.

5 – Tente entender o que ele quer dizer

Quando o bebê não sabe falar direito, você poderá ficar um pouco impaciente para entender o que ele quer dizer quando se expressa. Mas tenha paciência e estabeleça um diálogo até compreender o que ele está tentando expressar.

6 – Brinque com o bebê

Brincar é ótima forma de ajudar o desenvolvimento da linguagem. Durante a brincadeira, converse com ele, deixe que use sua criatividade e que crie suas próprias historinhas. A diversão pode, inclusive, ocorrer em diversos momentos do dia.

Se ele tem um bonequinho chamado “Zezé”, por exemplo, pergunte se o “Zezé” pode participar do banho. Depois, estimule o bebê a banhar o boneco, dizendo: “Agora o que você vai lavar? Os pés? O rostinho”?

7 -Leia para o bebê

Ler em voz alta é uma das formas de aprender a falar outra língua. Para os bebês, vale a mesma regra, mas é você quem irá ler para ele. Portanto, reserve um tempinho para a leitura sempre que possível.

8 – Nomeie objetos

Para ajudar o bebê a construir seu vocabulário, nomeie os objetos que está usando, como “copo”, “prato”, “escova de dente” e “roupa”. Além disso, dê o objeto ao bebê e pergunte qual o nome daquilo.

9 – Escute música

Escutar música é uma atividade prazerosa, divertida e que pode estimular a linguagem do bebê. Além de cantar musiquinhas infantis, coloque outras canções que ele gosta para tocar Estimule-o a aprender a letra, mesmo que no início apenas imite a entonação das palavras.

Agora basta curtir as primeiras palavrinhas do bebê!



Referências bibliográficas

Web Medical Team (“Your Baby’s First Words”), American Speech-Language-Hearing Association (“Activities to Encourage Speech and Language Development”) 

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas

Média de 2,00 EstrelasBaseado em 1 votos

Loading...