10 medidas de segurança para o sono do bebê no berço

COMPORTAMENTO

10 medidas de segurança para o sono do bebê no berço

25 de setembro de 2017, por Equipe Danone Baby

Da posição do berço ao tipo de roupa apropriada, veja como criar um ambiente seguro para o sono do bebê


O sono do bebê é um dos momentos mais esperados, tendo em vista as incontáveis noites mal dormidas durante os primeiros meses de vida do bebê. Porém, como ele passará horas numa mesma posição, sem ser observado constantemente por pais ou familiares, é muito importante que algumas recomendações sejam tomadas para proporcionar maior segurança.

Um estudo recente realizado nos Estados Unidos e publicado no periódico norte-americano Pediatrics apontou que 55% dos bebês ainda dormem em posições e com objetos que podem favorecer a morte súbita. Conhecida cientificamente pelo nome de Síndrome da Morte Súbita Infantil, a condição caracteriza a morte do bebê durante o sono, sem motivo aparente.

sono do bebê

Portanto, para evitar o nervosismo de checar de cinco de cinco minutos se o seu filho está dormindo bem e respirando, listamos abaixo 10 cuidados fundamentais com o sono do bebê no berço:

1 – O colchão deve ser firme e ter o tamanho exato do berço: não pode ser menor, tampouco ultrapassar, mesmo que sejam alguns centímetro

2 – Ainda sobre o colchão: o mantenha numa posição mais baixa para evitar que o bebê salte, se for maiorzinho ou mais sapeca.

3 – O travesseiro do bebê não pode ser muito fofo e deve ter a espessura de três centímetros, uma altura ideal para deixar as vias aéreas da criança livres.

4 – O lençol deve estar sempre bem ajustado ao colchão, de forma a evitar que ele escape e o bebê se enrosque.

5 – Jamais deixe o berço próximo a uma janela, por questões de segurança e saúde – geralmente, essas áreas são mais frias.

6 – Evite deixar no berço dispositivos de bateria ou de fios, como a babá eletrônica. Esses equipamentos podem representar risco tanto de queimaduras como de asfixia. Também não deixe objetos soltos, como brinquedos, móbiles, almofadas e bichinhos de pelúcia. Eles aumentam significativamente o risco de sufocamento.

7 – Se o berço tiver rodinhas, sempre verifique se elas estão bem travadas.

8 – A posição ideal para o bebê de até um ano dormir é sempre de barriga para cima, segundo diretrizes da Academia Americana de Pediatria (AAP) e do Ministério da Saúde Brasileiro. Isso evita a síndrome da morte súbita. Jamais coloque o bebê para dormir de bruços, pois as chances dele se asfixiar ou engasgar são muito altas.

9 – Nunca cubra completamente o bebê, mesmo em dias mais frios. A forma correta de cobrir a criança é deixando o cobertor na altura do peito e preso firmemente nas laterais e no pé do colchão.

10 – Pijamas de corpo inteiro, com pezinhos ou sacos de dormir são as alternativas mais seguras para o bebê dormir. Fique atenta com shorts e calças com cordões, além de roupas muito justas.



Referências bibliográficas

Cuidando do bebê – Prevenção de acidentes domésticos” – Centro de Saúde-Escola Samel Pessoa – Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo.
Orientações para profissionais da educação infantil” – Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro.

 


Tags: Segurança