COMPORTAMENTO

Como escolher roupas de gravidez

21 de dezembro de 2017 , por Equipe Danone Baby

Sutiãs com alças largas, meias soquetes, batas e calcinhas de algodão são exemplos de peças adequadas para a gestação


Quando descobre que está esperando um bebê, a gestante logo pensa que será preciso renovar o guarda-roupa para acomodar o barrigão. Usar as roupas de gravidez adequadas é importante, pois são mais confortáveis e não limitam a mobilidade. Mas fique tranquila: é possível aproveitar muito do que já existe no armário.

Roupas de gravidez

A principal regra para roupas de gravidez é conforto em primeiro lugar. Algumas peças que a mulher já tem, como moletons e meias adequadas, podem ser utilizadas durante a gestação. Outras, compradas especificamente para esse período, podem ser adaptadas para usar depois por meio de pequenos ajustes feitos pela costureira.

Veja o que usar para se sentir mais confortável durante a gravidez:

Batas: As batas são bastante apropriadas na segunda metade da gravidez, pois são mais largas na região do abdome.

Sutiã: O sutiã deve ser utilizado diariamente. A peça deve ter alças largas para manter os seios firmes (sem os apertar), reduzindo a ocorrência de dores nas costas.

Calcinhas de algodão: O algodão é o único tecido que não provoca irritação local – especialmente na região genital. Durante a gestação, é comum sentir desconforto nessa região e experimentar o aumento da secreção vaginal. O uso constante de roupas íntimas de materiais sintéticos pode piorar a sensação desagradável.

Meia soquete ou meia calça: O ideal é evitar qualquer meia que provoque compressão local no tornozelo, no meio da perna ou logo acima do joelho. Isso dificulta a circulação do sangue e favorece o aparecimento de varizes.

Sapatos cômodos: Prefira os sapatos de salto baixo, pois o salto alto facilita a ocorrência de quedas. O inchaço nos pés pode tornar necessário o uso de sapatos de numeração maior.

Dicas para montar seu armário para a gravidez

O primeiro passo é verificar o que você já tem no seu armário e quais peças podem ser aproveitadas. Blusas mais largas, blazers, camisetas, calças e saias mais elásticas na região da cintura podem ser úteis – principalmente nos dois primeiros trimestres.

Na hora de comprar peças novas, não fique restrita apenas às lojas exclusivas para grávidas. Procure por tamanhos mais largos das marcas que você gosta, pois provavelmente se sentirá melhor usando roupas com as quais está acostumada. Não é necessário mudar o seu estilo pessoal só por conta da gravidez. Desenhos, tecidos e cores podem ser escolhidos de acordo com suas preferências.

Por fim, escolha peças coringa para gastar menos. Opte por calças, saias, casacos e camisetas que caiam bem com diferentes looks.



Referências bibliográficas

Sociedade Brasileira de Pediatria (“Filhos: da gravidez aos 2 anos de idade”)
Web Medical Team (“Building Your Maternity Wardrobe”)

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas

Loading...